BÍBLIA SAGRADA
Bíblia Sagrada: A importância da Palavra de Deus como refúgio. O assunto principal da Bíblia é revelar a verdade que tanto o homem deseja conhecer a respeito da vida.
A Bíblia, formalmente chamada de Bíblia Sagrada, é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o cristianismo e parcialmente para o judaísmo e islamismo, onde se narram interpretações religiosas do motivo da existência do homem na terra.
Durante séculos a Bíblia foi proibida e censurada. Muitos perderam a vida porque acreditavam e ensinavam as verdades nela reveladas.
No entanto, vivemos hoje um tempo de liberdade religiosa e temos que aproveitar cada minuto para descobrirmos a vontade de Deus para nossa vida. Por isso é sagrado privilégio ter a Bíblia em nossas mãos e poder estudá-la.
A Bíblia é uma coleção de livros sagrados escritos por antigos profetas, historiadores e pelos que seguiram a Jesus. Esses autores registraram a relação entre Deus e seu povo por mais de 4 mil anos. Suas palavras inspiradas são o que hoje conhecemos como Bíblia Sagrada. Ao todo, a Palavra de Deus, a Bíblia, contém 66 livros que estão divididos em dois Testamentos.
ANTIGO TESTAMENTO
PENTATEUCO: São os primeiros cinco livros da Bíblia escritos por Moisés, também chamados de Torah (Lei) pelos judeus. Na língua grega penta significa “cinco” e teuco significa “livro”.
LIVROS HISTÓRICOS: Josué a Ester.
LIVROS POÉTICOS: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares (ou Cântico dos cânticos) de Salomão.
LIVROS PROFÉTICOS
PROFETAS MAIORES: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.
PROFETAS MENORES: Oséias a Malaquias.
NOVO TESTAMENTO
EVANGELHOS: Mateus, Marcos, Lucas e João.
HISTÓRICO: Atos dos Apóstolos.
EPÍSTOLAS
GERAIS (Tiago, Pedro, João e Judas)
PAULINAS (todas as cartas de Paulo)
PROFÉTICO: Apocalipse.
Seguir os ensinamentos encontrados na Bíblia nos ajuda a conhecer quem é Deus, a aprender com pessoas boas que O amavam e a entender melhor como Ele deseja que vivamos.
A Bíblia nos ensina que ao longo da história, Deus nunca deixa de amar seus filhos e sobre Jesus.
Jesus Cristo é o Filho de Deus que veio à terra para nos salvar do pecado, da tristeza, da solidão, da dor e de muito mais. Jesus ensinou belas lições sobre serviço e amor, além de ter realizado muitos milagres enquanto estava na terra. Podemos ler essas histórias e começar a entender como vencer as dificuldades com a ajuda de Jesus.
As lições da Bíblia são tão importantes para nós hoje como foram no passado. Nosso amoroso Pai Celestial vai nos abençoar ao lermos Suas Palavras e tentarmos viver de acordo com ela.
Você se sentirá mais próximo de Deus ao ler e aprender sobre o amor que Ele tem por você por meio de incontáveis lições da Bíblia que nos ajuda a enfrentar os desafios diários.
OS DEZ MANDAMENTOS
Na Bíblia, Deus deu a seu povo Dez Mandamentos, ou Leis, para que as pessoas vivessem de acordo com elas. Esse mandamentos exigem que amemos a Deus e tratemos os outros com respeito. Não devemos mentir, roubar, matar ou cometer adultério (ver Êxodo 20). Deus ainda espera que sigamos os Dez Mandamentos hoje em dia.
UMA LEI MAIOR
No Novo Testamento, Jesus nos mostrou a melhor maneira de seguir a Deus. Devemos também manter nossos pensamentos e corações puros.
O ensinamento de Jesus é seguir principalmente seus dois grandes Mandamentos – Amar a Deus e amar o próximo como a nós mesmos.
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:43,44
AMOR
Acima de tudo, a Bíblia ensina o amor. Ao lermos histórias sobre o amor na Bíblia, podemos nos tornar mais semelhantes a Jesus. Podemos cuidar, servir e perdoar mais. Podemos encontrar o amor a Deus, a nossos vizinhos e até mesmo a nossos inimigos.
“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” 1 João 4:7
QUEM ESCREVEU A BÍBLIA
A Bíblia foi escrita por homens inspirados, conhecidos como profetas, mas o verdadeiro autor foi Deus. Deus falou a profetas com Moisés e Isaías e eles escreveram os ensinamentos que receberam de Deus. Os autores dos vários livros da Bíblia tinham algo em comum: eles proclamavam o mesmo Deus, apesar de perspectivas e cenários diferente, mas falam a respeito do único e verdadeiro Deus! Esses escritos constituem o Velho Testamento e o Novo Testamento. O Novo Testamento é uma coletânea de relatos em primeira pessoa, escritos pelos seguidores de Jesus Cristo, contendo também cartas de Paulo e de outros apóstolos. Esses dois Testamentos foram mais tarde traduzidos e reunidos numa obra só, como o livro que hoje chamamos de Bíblia.
É a esperança que não vacila diante das dificuldades e a confiança de que tudo fica bem quando se tem Deus no coração. O ponto de partida de qualquer realização é o desejo. Sonhe como se fosse viver para sempre, viva como se fosse morrer hoje.
“Busque ao Senhor enquanto você é jovem, tudo é vaidade e tema ao Senhor.”
“Faze-me ouvir a Tua benignidade pela manhã pois em Ti confio, faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a Ti levanto a minha alma.” Salmos 14:38
Deixe um comentário