PROVÉRBIOS CAPÍTULO 31
Conselhos para o rei Lemuel
Este capítulo é considerado outro suplemento do livro, ou, talvez, abrangendo dois suplementos, o primeiro terminando em Provérbios 31:9 e o segundo abrangendo o restante do capítulo. Esta porção foi provavelmente adicionada pelos “homens de Ezequias”.
O rei Lemuel não era israelita, mas ele escreve usando as palavras e os ensinos da sua sábia mãe, provavelmente uma senhora israelita, era capaz de dar-lhe as excelentes admoestações e instruções encontradas neste lugar. Fala sobre os perigos do álcool, mas também sobre a mulher virtuosa.
“O livro de Provérbios convida as pessoas a viverem com sabedoria e temor ao Senhor a fim de experimentarem a boa vida”.
A mulher virtuosa de provérbios 31 não é uma mulher perfeita, e sim uma mulher que busca viver uma vida com propósito, diligência, perdão e arrependimento.
Eu quero encorajar as mulheres a servir a Deus em todos os aspectos de suas vidas.
Todas nós, como mulheres cristãs de hoje, podemos ser como a mulher virtuosa de Provérbios 31. Essa não é uma tarefa fácil, mas possível para aquelas que estiverem dispostas.
Muitas mulheres acreditam que Provérbios 31 não se aplica realmente a nossa vida moderna. Eu acredito que a Palavra de Deus resiste ao teste do tempo.
Tornar-se uma mulher virtuosa como a de provérbios 31 parece algo muito distante para nós mulheres modernas, mas na verdade é algo muito possível.
As características da mulher de provérbios 31
1. Fé – Uma mulher virtuosa serve a Deus com todo seu coração, mente e alma . Ela procura agradar e obedecer Sua vontade e segue Seus caminhos.
“Fala com sabedoria e ensina com amor.” (Provérbios 31.26)
“Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. (Provérbios 31:29)
“Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.” (Mateus 22.37)
A mulher virtuosa zela por seu casamento
2. O casamento – Uma mulher virtuosa respeita seu marido. Ela lhe faz bem todos os dias da sua vida. Ela é confiável e uma companheira.
“Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.”
(Efésios 5:22,23)
“Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.”
(Provérbios 31.11,12)
“Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra.”
(Provérbios 31.23)
“Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo:
“Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”.
(Provérbios 31.28,29)
A mulher virtuosa de provérbios 31 é uma boa mãe
3. Mãe – A mulher virtuosa ensina seus filhos os caminhos do seu Pai no céu. Ela alimenta seus filhos com o amor de Cristo, disciplinando com cuidado e sabedoria, direcionando-os no caminho que devem seguir.
“Seus filhos se levantam e a elogiam;” (Provérbios 31.28a)
“Fala com sabedoria e ensina com amor.” (Provérbios 31.26)
“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles’. (Provérbios 22:6)
A mulher virtuosa de provérbios 31 cuida de sua saúde e da saúde de sua família
4. Saúde – A mulher virtuosa cuida de seu corpo . Ela prepara o alimentos saudáveis para sua família.
“Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas.” (Provérbios 31:14,15)
“Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos.” (Provérbios 31.17)
A mulher virtuosa de provérbios 31 serve com amor
5. Serviço – A mulher virtuosa serve seu marido, sua família, seus amigos e seus vizinhos com um espírito manso e amoroso. Ela é caridosa.
“Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.” (Provérbios 31:12)
“Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas.” (Provérbios 31:15)
“Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres.” (Provérbios 31:20)
A mulher virtuosa de provérbios 31 Cuida das finanças da família
6. Finanças – Uma mulher virtuosa gasta dinheiro com sabedoria . Ela tem o cuidado de comprar itens de qualidade que sua família precisa.
“Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões.” (Provérbios 31:14)
“Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite.” (Provérbios 31:18)
Está sempre em atividade
7. Atividade – A mulher virtuosa trabalha de boa vontade com as mãos . Ela canta louvores a Deus e não murmura ao completar suas tarefas.
“Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.” (Provérbios 31:13)
“Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha.” (Provérbios 31:16)
“Façam tudo sem queixas nem discussões,” (Filipenses 2:14)
Boa dona de casa
8. Do lar- A mulher virtuosa é uma dona de casa. Ela cria uma atmosfera convidativa de calor e harmonia para sua família e convidados. Ela usa hospitalidade para propiciar aqueles ao seu redor.
“Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas.” (Provérbios 31:15)
“Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça.” (Provérbios 31:27)
“Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação.” (1 Pedro 4:9)
A mulher virtuosa de provérbios 31 Administra bem o seu tempo
9. Tempo – Uma mulher virtuosa usa o seu tempo com sabedoria. Ela trabalha diligentemente para completar suas tarefas diárias . Ela não gastar tempo com coisas que não agradam ao Senhor.
“Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.” (Provérbios 31:13)
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4:8)
“Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça.” (Provérbios 31:27)
Cuida da sua aparência
10. Beleza – A mulher virtuosa é uma mulher de valor e beleza. Ela tem a beleza interior que só vem de Cristo. Ela usa sua criatividade e senso de estilo para criar a beleza em sua vida e as vidas de seus entes queridos.
Cuide de sua aparência e vista-se com roupas descentes que não levem os outros a pecarem.
“Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.” (Provérbios 31:10)
“É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.”
(Isaías 61:10)
“Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.” (1 Timóteo 2:9,10)
Considerando a mulher virtuosa desse capítulo, também como a igreja de Cristo.
Eu deveria, como noiva de Cristo, ser constante, independente do meu humor, independente do meu ânimo, independente da minha vontade, fazer a vontade do Senhor, fazer aquilo que lhe agrada, fazer aquilo que lhe faz bem. Devo ser constante em não me abalar, não me deixar abater.
Também podemos ver em 2 Coríntios 4:8 “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados, perplexos, porém não desanimados.”
Paulo nos diz para sermos constantes, mesmos nos dias difíceis, mesmo quando as coisas não saem como gostaríamos que saíssem, seja constante, não desanime. Faça o bem, faça aquilo que agrada ao noivo todos os dias, seja constante.
Como cristão devemos estar preparados para servir, mesmo enquanto os outros descansam, mesmo que os outros param, nós como cristãos devemos estar prontos para servir em todo o tempo, para cuidar das pessoas, que estão comigo a todo tempo.
Deixe um comentário